Data: 10 a 14 de setembro de 2018
Local: Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC
Período de submissão de trabalhos: de 15 de março 04 de junho de 2018
Período de inscrição nos minicursos: 29 a 31 de agosto de 2018 (vagas limitadas)
​
Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997; em Peniche, Portugal, em 2000; em Alagoas, Brasil, em 2003; em Madrid, Espanha, em 2006; em São Paulo, Brasil, em 2010; em Burgos, Espanha, em 2015 e, o último, em Esquel, Chubut, Argentina, em 2017. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV EIAS (2003). Desde então, as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014 e 2016 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/ Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul; São Paulo/SP; Garanhuns/Pernambuco, Belém/Pará e São Paulo.
Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 7° ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.
O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa,
razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.