Data: 18 e 19 de março de 2015
Local: UFPE, Caruaru, Pernambuco
PerÃodo de submissão de trabalhos: de 10 de novembro de 2014 a 15 de janeiro de 2015
Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997, em Peniche, Portugal, em 2000, em Alagoas, Brasil, em 2003, em Madrid, Espanha, em 2006 e, o último, em São Paulo, Brasil, em 2010. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV EIAS. Desde então, as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, respectivamente, nas cidades de Campo Grande/ Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul, São Paulo (SP), Garanhuns (PE) e Belém (PA). Em 2013 ocorreu o primeiro Encontro Regional de Aprendizagem Significativa (ERAS), na região Norte, dando inÃcio aos encontros regionais com o objetivo de disseminar ainda mais a TAS e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino.
Com o mesmo propósito, convidamos pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes nÃveis de ensino, alunos dos cursos de Licenciatura e de pós-graduação para participarem do 1º ERAS-Nordeste. Além da apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação focadas na Teoria de Aprendizagem Significativa, o ERAS-Nordeste abrangerá conferências e minicursos sobre temas que envolvem a TAS e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino das diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais. Poderão ser submetidos resumos estendidos (3 a 5 páginas) para apresentação em sessão de Painéis.
O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa,
razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.